CORPO SÃO, MENTE BRILHANTE!

Se você pertence a nova geração, venha conhecer o Nutof e saiba quais exercícios se adequam melhor ao seu estilo de vida.

Ligue (85) 3055-0650 / 98889-9884 e agende uma aula experimental nas mais de 14 atividades que o Nutof dispõe.

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Poesia

Ah, Nutof!
Quando fostes desenhado, não mencionava a grandiosidade em espaço e ousadia…
És palco de grandes memórias revividas a cada palavra dita, espaço compartilhado ou atividade proposta;
És berço de histórias dignas de livros, filmes e cinema;
Nutof que acolhe, agrega e não faz diferença aos que te buscam para da significado a vida.
Simplesmente Nutof. Pedacinho de mim.

Arlene Soares, Terapeuta OcupacionalDSCN8559 - Cópia.JPG

Como está sua saúde bucal?

SAUDE BUCAL  (5)

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, três a cada quatro idosos não possuem nenhum dente funcional. Para mudar este dado, os cuidados com a saúde bucal devem iniciar na infância e seguir pela vida inteira.
A cárie é um dos principais motivos para a grande perda de dentes. Para evitá-la é necessário cuidar da higiene bucal constantemente, utilizando desde a escovação, o fio dental ou escova interdental, até a limpeza correta das próteses e mucosas.
Quem faz uso constante de remédios deve ter ainda mais cuidado com a saúde bucal. Alguns medicamentos contêm substâncias que podem causar a diminuição ou falta de saliva, que é chamada de xerostomia. Sem a correta lubrificação, há maior chance de desenvolver o aparecimento da cárie, das lesões gengivais, da doença periodontal e de outras infecções.
Em qualquer idade, lembre-se de ir regulamente ao dentista. Afinal de contas, prevenir ainda é a melhor solução!

Vamos Dançar?

DANÇA-SENIOR

Quem acha que a dança é uma atividade apenas de lazer está muito enganado. Ela é uma ótima forma de incentivar os idosos a praticarem atividades físicas regularmente, melhorando consideravelmente seu condicionamento físico.

Uma pesquisa da Universidade de Missouri-Columbia, nos Estados Unidos, comprovou que a dança é um excelente método para ganhar firmeza e equilíbrio, reduzindo, assim, o índice de acidentes na terceira idade.

Além disso, retarda o envelhecimento, melhora a postura e a mente também se beneficia. Os idosos que costumava ir aos grandes bailes em salões têm em sua memória as boas lembranças da época, que são reativadas a cada coreografia. Uma forma divertida de socialização e melhora da autoestima.

Confira reportagem do Portal G1 mostra um pouco mais desses benefícios:
Ficou com vontade de dançar também? Venha ao NUTOF e conheça nossas aulas de Dança Sênior e Dança de Salão. Aguardamos você!

Exercício e cuidados reduzem as quedas dos idosos

prevencao-queda-idoso

É comum encontrar idosos que não praticam nenhuma atividade física e acabam perdendo o condicionamento necessário para se locomover com segurança.

Isso pode causar problemas sérios. Os tombos são responsáveis por 16% das fraturas em idosos e 61% das entradas de pessoas com mais de 60 anos nas Emergências.

Fazer exercícios físicos regularmente deve ser uma prática para a vida toda. E além de melhorar o condicionamento físico, os idosos ainda podem ter outros cuidados para diminuir o risco de queda. Confira alguns abaixo:

– Evitar deixar tapetes ou carpetes soltos em superfícies lisas
– Priorizar calçados com salto baixo;
– Manter a casa bem iluminada e com os móveis bem distribuídos;
– Reforçar o cuidado ao subir e descer em veículos;
– Solicitar auxílio ao perceber dificuldade para realizar atividades do dia-a-dia, como alimentação, higiene pessoal e limpeza da casa;
– Anotar a dose e o horário de cada medicação prescrita;
– Dar preferência aos alimentos saudáveis.

Mas se mesmo com todos estes cuidados, ainda assim ocorrer alguma queda, procure imediatamente uma orientação médica para evitar complicações futuras.